Escrita de “Habeas Corpus”

Habeas corpus é instituto jurídico consagrado pelo art. 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal de 1988. Sua finalidade é a defesa da liberdade de locomoção. Trata-se de expressão latina, composta pela segunda pessoa do singular do presente do subjuntivo do verbo habere (habeas) e pelo substantivo corpus (corpo). Significa “tenha o corpo” ou “ande com o corpo”.

Apesar de não haver consenso entre os gramáticos, deve-se evitar o hífen, já que se trata de expressão latina, cujo idioma de origem não possui.

José Maria da Costa (2013, p. 372) ensina:

“Por se tratar de expressão latina, obrigatório é o uso das aspas, negrito, itálico, sublinhado ou grifo indicador de tal circunstância, além de proibida a utilização de acentos gráficos e de hífen, que não existe no idioma original.”

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, atualizou em 2009 a forma como é aceito o vocábulo, sem acento ou hífen: habeas corpus.

No plural em português, basta flexionar o artigo :

  • o habeas corpus
  • os habeas corpus (não habeatis corpora)

Acrescente-se que, de acordo com a pronúncia das palavras e expressões latinas, diz-se ábeas e não ábias córpus e não corpus.

O mesmo vale para expressões similares como habeas data.

Gostaram? Em caso de dúvidas, deixe seu cometário.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *