Aspectos sobre adjetivos

O adjetivo (ou locução adjetiva) é termo que qualifica substantivo ou evidencia estado em relação a ele. 

Os livros de História podem ser imprescindíveis.

O termo de História (locução adjetiva) qualifica o substantivo livros, ao passo que imprescindíveis revela estado em relação ao mesmo substantivo.

Assim como falamos na semana passada em relação ao artigo e o substantivo, a palavra que acompanha artigo torna-se substantivo e isso pode ocorrer com o adjetivo.

O mar esverdeado provocava emoções.

O esverdeado do mar provocava emoções.

Na primeira frase, esverdeado é adjetivo; na segunda, substantivo. Veja ainda este exemplo:

O engraçado da piada não foi percebido pela plateia.

Engraçado, nesse contexto, é substantivo.

Além disso, outro aspecto interessante sobre o adjetivo é a posição dele em relação ao substantivo. A simples inversão dos dois termos pode resultar em mudança de análise:

Um caboclo velho comprou todas as fazendas da região.

Um velho caboclo comprou todas as fazendas da região.

No primeiro caso, caboclo é substantivo, já que é a palavra-núcleo, caracterizado pelo adjetivo velho; por sua vez, velho, na segunda frase, é substantivo (é o termo-núcleo), e caboclo é adjetivo.

O adjetivo anteposto ao substantivo, em geral, assume um sentido figurado, uma noção abstrata:

um grande homem = homem distinto (sentido figurado)

um homem grande = homem alto (sentido concreto, material)

um pobre indivíduo = indivíduo infeliz (sentido figurado)

um indivíduo pobre = indivíduo sem recursos (sentido concreto, material) 

O adjetivo anteposto ao substantivo, em geral, assume um sentido figurado, uma noção abstrata:

O adjetivo pode desempenhar duas funções sintáticas: adjunto adnominal e predicativo. Como nesta seção estamos ainda introduzindo o assunto, vamos apresentar dois exemplos e lhe mostrar a diferença inicial (mas importante) entre eles.

O senador tranquilo discursava à nação.

O senador, tranquilo, discursava à nação.

Nos dois casos, há o adjetivo tranquilo, que qualifica o substantivo senador. No entanto, se você observar atentamente, perceberá que o sentido é diferente entre as sentenças.

No primeiro caso, o adjetivo tranquilo indica que a referida característica é inerente ao senador. Em outras palavras, o adjetivo faz parte do sujeito: O senador tranquilo. Você poderia substituir por senador careca, senador alto, senador magro. Por sua vez, no segundo enunciado, o adjetivo tranquilo indica que a característica decorre de juízo de valor, é atribuída naquele instante ao senador. Então, sem as vírgulas, o termo é adjunto adnominal; com as vírgulas, é predicativo.

Atualmente, está muito difundido o uso de adjetivo como advérbio. Em regra, trata-se de adverbialização de adjetivos sem o acréscimo do sufixo -mente.

Os homens desceram rápido.

D. Felismina sorriu amarelo. (Machado de Assis.)

As palavras rápido e amarelo são advérbios. Você deve ter-se lembrado da famosa propaganda A cerveja que desce redondo, em que redondo é advérbio, apesar de, em tese, ser adjetivo. É importante que você perceba, em todos os casos, que, por serem advérbios, não há flexão de rápido, amarelo e redondo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *