Numeral

Os numerais podem ser utilizados para indicar a quantidade exata de pessoas ou coisas, bem como para assinalar o lugar que elas ocupam numa série. Os numerais podem ser cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários. Vou trazer, neste texto, as informações relevantes sobre essa classe de palavra, relacionadas à elaboração de textos.

  1. São aceitas as formas quatorze e catorze (esta mais comum em Portugal).
  2. Na grafia de data, o primeiro dia do mês requer a numeração ordinal: 1º/10/2019, e não 01/10/2019. Atente que não há o zero à esquerda.
  3. Milhão, bilhão, trilhão, etc. comportam-se como substantivo e, por isso, flexionam-se: dois milhões. Importante observar que, por serem masculinos, deve-se dizer: dois milhões de crianças (e não duas milhões de crianças).
  4. Meio concorda em gênero com o designativo da quantidade de que é fração: comprou dois quilos e meio de carne; já são meio-dia e meia.
  5. Para apresentar a forma por extenso de valores, deve-se separar com vírgula classes diferentes, exceto quanto ao último item enumerado, que deve ser ligado com a conjunção e: R$ 235.750.508,00 (duzentos e trinta e cinco milhões, setecentos e cinquenta mil e quinhentos e oito reais); R$ 439.235,47 (quatrocentos e trinta e nove mil, duzentos e trinta e cinco reais e quarenta e sete centavos).

Ao grafar numeral ordinal com substantivo, três são as possibilidades: a1ª e 2ª Seção; a 1ª e a 2ª Seção; a 1º e 2ª Seções. Perceba que, se houver repetição do artigo, o substantivo ficará no singular. Além disso, não é possível o uso de artigo no plural: em vez de os primeiro e segundo andares foram interditados, deve-se dizer o primeiro e segundo andares foram interditados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *