5 livros para você ler e ampliar seu vocabulário

No meu Instagram e no canal do Youtube, sairá nesta semana um vídeo que fiz sobre como ampliar o vocabulário. Por isso, resolvi comentar aqui cinco livros que podem favorecer a melhoria do vocabulário e consequentemente dos textos. A ordem em que eles serão listados não significa predileção ou algo do tipo; apenas foi a ordem em que os tirei da prateleira.

1)    Hitler, de Ian Kershaw

Lançado em 2010, a biografia mais completa de Hitler é extremamente bem escrito e organizado. A obra retrata a infância, a adolescência e a vida adulta de Hitler. Inicialmente, Ian Kershaw havia elaborado duas obras (publicadas em 1998 e 2000), com muitas notas e referências destinadas, principalmente, ao público acadêmico. Talvez por todo esse cuidado, o livro de 2010, mais enxuto, consiga manter excelente narrativa. O autor preocupa-se em trazer dados históricos para fundamentar e revelar os comportamentos de Hitler.

2)    Lima Barreto: triste visionáriode Lilia Schwarcz

Outra obra que mescla vida pessoal com aspectos históricos. A autora é socióloga e já escreveu diversos livros. Talvez por isso ela apresente tamanha precisão ao relatar a vida de Lima Barreto, envolta tão bem em eventos históricos. O texto é fluido. A organização de parágrafos e de períodos é muito boa. As palavras são muito bem colocadas. Vale a pena a leitura!

3)    Comunicação em prosa moderna, de Othon Garcia

Sei que talvez você vire os olhos por eu ter indicado um livro que não é uma narração. No entanto, é livro fundamental para qualquer pessoa que trabalha com texto. A leitura dessa obra, há mais de 12 anos, mudou muito minha maneira de enxergar o texto. Com essa obra, pude, além de aumentar o vocabulário, compreender os mecanismos do texto. É obra imprescindível!

4)    Baú de Espantos, de Mario Quintana

Por serem poemas, é necessário ao leitor maior atenção aos detalhes, às palavras, à construção da frase. Com isso, será importante que palavras desconhecidas deixem de sê-lo. São poemas diversos, que tratam do dia a dia, de maneira bastante lírica. Há sentimentos de amor, de saudade, de alegria, de tristeza, todos vindos do baú.

5)  Cultura e Política, de Roberto Schwarz

Dos livros listados aqui, trata-se do menor. São apenas 187 páginas. Não obstante, é obra com tanta informação importante, que merece mais de uma leitura. Schwarz faz ampla crítica à literatura, à cultura e à política brasileira. As ideias construídas na obra são até hoje debatidas na academia. São 6 artigos, apresentados com muita profundidade de análise, com vocabulário acessível, mas formal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *