Quando usar os pronomes “o/a” e “lhe”

Os pronomes oblíquos “o/a” e “lhe” são usados como complemento. O que isso significa? Eles são utilizados para complementar verbo ou substantivo. Fazemos o uso desses pronomes, principalmente, para evitar a repetição de palavras no texto.


Pronomes “o/a”


Os pronomes “o/a” são relacionados ao verbo transitivo direto. Calma! Não precisa desesperar-se. Verbo transitivo direto é aquele que pede complemento sem uso de preposição. Assim, “disponibilizar”, “contratar”, “fazer”, por exemplo, são verbos transitivos diretos. Com isso, quando se deseja substituir um substantivo por um pronome, pode-se utilizar “o/a”.


Não houve assinatura do contrato. Precisaremos disponibilizá-lo amanhã.
Veja que o pronome “o” refere-se a “disponibilizar”. Repare que, como o verbo termina em “r”, o pronome “o” transforma-se em “lo”. Verbos terminados em “r”, “s” ou “z” quando se unem aos pronomes “o/a” perdem a consoante e transformam os pronomes em “lo/la”.

O advogado faltou à sessão. Você sabe como o informaremos do ocorrido?
Viu como o pronome “o” completa “informaremos” e se refere a “advogado”?

Pronome “lhe”


Agora que você já sabe usar os pronomes “o/a”, ficará fácil compreender o pronome “lhe”. Quando completa verbo, ele se liga a verbo transitivo indireto. (É aquele verbo que pede complemento com preposição.) Quando completa nome, ele se liga a substantivo ou a adjetivo.


Joaquim pediu a nova resolução. Não lhe enviarei hoje.

O pronome “lhe” substituiu “nova redação” e completou o verbo “entregar”,
empregado como transitivo indireto.


Prezado servidor, espero que o curso lhe seja bastante útil.

O pronome “lhe” fez referência a “servidor” e completou o adjetivo “útil” (algo é útil a alguém).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *