Como abreviar corretamente

A abreviatura é a escrita reduzida de uma palavra ou locução. Pode ser formada pela combinação de consoantes, pela combinação de letras finais ou pelo corte da palavra. Exemplos: profa. (professora), biol. (biologia).

As abreviaturas são seguidas de ponto-final. Além disso, em regra, deve-se terminar a abreviatura em consoante, não em vogal: rel. (relator), ac. (acórdão). Ainda, há casos em que a supressão se dá no meio da palavra, situação em que a última letra (consoante ou vogal) encerrará a abreviatura: V. Exa. (Vossa Excelência), pe. (padre).

As abreviaturas exigem, em geral, fazem o plural com o acréscimo de sarts. (artigos); códs. (códigos); docs. (documentos). 

As abreviaturas das formas pronominais de tratamento devem ser grafadas com inicial maiúscula: V. Exa.; Sr. JoséSra. MariaDra. Carla. Se houver indicação de plural, apenas o segundo elemento se flexiona: V. Exas., V. Sas.

As abreviaturas de vias, lugares públicos e palavras usadas em endereçamentos são escritas com iniciais maiúsculas: Ap. (apartamento), Av. (avenida), Q. (quadra), Bl. (bloco), R.(rua).

Não se abreviam nomes geográficos: São Paulo (e não S. Paulo); Rio de Janeiro (e não R. de Janeiro); Campo Grande (e não C. Grande). Ressalto que é possível uso da sigla dos estados da federação (RJ, SP, etc.).

Em relação a meses, de acordo com a norma ABNT 6.023, não se abrevia maio. Os outros meses são abreviados depois da terceira letra: jan.; fev.mar.abr.

Em caso de dúvida, pode ser consultada a lista de reduções do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – Volp (www.academia.org.br/nossa-lingua/reducoes).

*Informações retiras, em parte, do Manual de Padronização de Textos do STJ, 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *