Como melhorar o desempenho na elaboração de textos jurídicos

Dois aspectos são importantes na elaboração de textos: clareza na mensagem; uso da norma-padrão.  Por isso, tratarei das estratégias para atingir esses dois aspectos..

Para que a mensagem seja clara, é imprescindível que ocorra planejamento. Ele evita a prolixidade, a desorganização de ideias e a argumentação rasa. Há alguns passos relacionados ao planejamento.

Inicialmente é preciso saber o que será posto no texto. Para isso, há a técnica denominada brain storm (chuva de ideias, tempestade de ideias). Com ela, você deve, por meio de frases soltas, expressões ou palavras, colocar todas as ideias que tem sobre determinado texto. Irão surgir ideias repetidas, desconexas, complementares, relacionadas entre si, etc. Depois disso, você deve selecionar as ideias semelhantes, complementares. Em seguida, deve agrupar as ideias opostas às primeiras ou aquelas que são, à primeira vista (ou não), desconexas. Caberá a você, que domina o tema, fazer essa organização.

Após essa seleção, você deve refletir sobre os argumentos relacionados a eles. Ainda, deve organizar as relações de causa e consequência, de finalidade, de tempo, de oposição. Dessa forma, você conseguirá ter um importante esqueleto de seu texto. Não faz sentido que a organização do texto seja definida ao longo da elaboração dele. Caso isso ocorra, provavelmente, haverá ideias desconexas, ideias a mais e a menos sobre o tema.

No que se refere ao respeito à norma-padrão, use dicionários e manuais de texto. Não se esqueça de que a Língua Portuguesa é instrumento fundamental de seu trabalho. É por meio do dicionário que você poderá verificar, por exemplo, que junto a é locução que significa próximo a. Por conseguinte, é inadequado o uso de interpôs o recurso junto ao tribunal. Além disso, com o uso dos manuais de texto, saberá usar a vírgula corretamente e passará informação adequada: O réu matou a mãe Joana. Nesse caso, passou-se a informação que o réu possuía mais de uma mãe, por conta da ausência de vírgula no aposto explicativo (O réu matou a mãe, Joana).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *