Interpretação de Texto

Neste texto, quero mostrar algumas estratégias que podem ajudar você com interpretação de textos, bem como os principais erros que ocorrem em relação ao tema.

Como proceder na intepretação de texto?

A leitura é um processo de interação autor-texto-leitor. Ocorre um processo de construção de sentido. Isso porque o autor apresenta elementos por meio do texto; cabe ao leitor, mediante determinados conhecimentos, captar e depreender esses elementos. Enquanto acontece a leitura, há essa interação.

Há duas formas de leitura: inspecional (ou panorâmica) e analítica. A primeira refere-se à leitura rápida, horizontal (para conhecimento do conteúdo geral do texto, através de títulos, subtítulos e da referência de alguns parágrafos). A segunda, que é a indicada para adequada interpretação de textos, é a leitura atenta, reflexiva, vertical, com observação das informações e suas relações construídas no texto.

Não é possível delimitar todas as varáveis que contribuem para uma boa interpretação. No entanto, é possível indicar alguns passos que você pode seguir.

  1. Veja o título (se houver) e a referência bibliográfica dele. Isso ajuda você a limitar sua interpretação. Com isso, você já ativa seu conhecimento de mundo que será exigido para a análise do texto.
  2. Faça uma leitura inicial. Se o texto apresentar nível vocabular próximo ao seu e você tiver compreendido as informações dele, siga para a questão. Em caso contrário, faça mais uma leitura, sublinhando as informações relevantes.
  3. Quando chegar à questão, faça uma nova leitura do texto no trecho que é questionado. Lembre-se de verificar se essa informação em debate foi negada ou afirmada de outra maneira em outro ponto do texto. Isso é bastante frequente de acontecer.
  4. Identifique a tipologia textual. Saber se é um poema, por exemplo, facilita para as possibilidades que esse texto possui (a linguagem conotativa, por exemplo). Da mesma forma, se for um texto argumentativo, isso exigirá de você atentar para os argumentos que fundamentam uma ideia.
  5. Analise as estratégias que o autor usa, de acordo com a tipologia adotada. Verifique se o autor narra uma ação com narrador personagem ou não, por exemplo; se a descrição é feita com aspectos psicológicos ou físicos, etc.
  6. Sublinhe as ideias que se repetem. Elas dão sinais de que o autor as enfatiza e, portanto, as considera relevantes. O examinador provavelmente exigirá informações acerca delas.
  7. Sublinhe as conjunções e locuções conjuntivas. Elas evidenciam as relações de sentido entre as orações e os períodos. Frequentemente, os examinadores invertem, por exemplo, as relações de causa e consequência.
  8. Verifique se ocorre intertextualidade. Veja os pontos de intersecção com outros textos, observe se o autor evidencia uma influência de outra obra no texto analisado. A intertextualidade pode ocorrer por meio de uma alusão (referência rápida a um pensamento, uma ideia); citação textual (reprodução de texto de terceiro); e paráfrase (reescrita de trechos com manutenção de sentido).
  9. Fique atento a verbos como depreender, inferir, deduzir, entre outros. Nesses casos, o examinador faz uma afirmação com base em indícios que estão no texto. Ou seja, a informação do item não está exatamente como posta. Para ela ser verdadeira, devem existir elementos que podem gerar aquela afirmação. Para ela ser falsa, não pode haver indícios que possibilitem aquela afirmação.
  10.  Não desanime se não houver compreensão de todas as partes do texto inicialmente. Repita a leitura quantas vezes forem necessárias. Além disso, o desânimo não favorece sua atenção. Se perceber que está com dificuldade no entendimento do texto, respire e inicie novamente a leitura, desde o início do texto, sublinhando as ideias relevantes, buscando compreender as relações entre as partes do texto.

Erros na interpretação de texto

O candidato pode ser conduzido pelo examinador a cometer pelo menos um dos três erros: extrapolação; redução; contradição. Todos esses erros são cometidos porque não se observa o texto. Para compreender um texto, é preciso ter em mente que a questão é sobre o texto. O que isso significa? Que as informações dele são verdades absolutas, por mais que você não concorde com elas. Todas as justificativas que você tiver para a questão devem ser baseadas no texto e só nele. Não confunda a sua opinião com a do texto.

Extrapolação

É ir além do que foi afirmado no texto. Ocorre ampliação artificial das ideias do texto.  Normalmente, há generalização. Veja o exemplo e os comentários de Portella (2003, p. 10):

Fui ao Rio de Janeiro, conheci mulheres lindíssimas e cheguei à conclusão de que o meu lugar preferido, a partir daquele momento, era o Rio.

As interpretações erradas seriam: a) “Todas as mulheres do Rio de Janeiro são lindíssimas”; b) “O lugar onde o personagem mora não possui mulheres lindíssimas”.

A intepretação adequada seria: “A oportunidade tida pelo personagem no que diz respeito ao acesso às mulheres bonitas do Rio de Janeiro fê-lo se apaixonar pelo estado”.

Redução

É não fazer a compreensão adequada do todo. Dá-se atenção apenas a um ou outro aspecto, sem considerar que o texto é um conjunto de ideias. Veja o exemplo e os comentários baseados em Portella (2003, p. 11):

A violência no Brasil chega a índices inimagináveis. Ocorrem tiroteios, assaltos, discussões exageradas, brigas de trânsito, lutas por terras, além de outros diferentes tipos de violência.

As interpretações erradas seriam: a) “A violência no Brasil é representada exatamente por tiroteios e assaltos”; b) A violência no Brasil ocorre apenas nos grandes centros urbanos.

Veja que a violência no Brasil pode ocorrer por outros motivos além de tiroteios e assaltos. Ainda, ela acontece em cidades e no meio rural, como está no texto (“lutas por terras”).

A intepretação adequada seria: a) “Assaltos e tiroteios são algumas das variáveis da violência no Brasil”; b) A violência ocorre em diversas partes do País, seja meio rural seja urbano.

Contradição

É fazer compreensão contrária ao que o texto expõe. Afirma-se algo e se entende algo oposto a isso. Veja o exemplo e os comentários de Portella (2003, p. 10):

Os estudantes dedicados, quando sob o controle do stress, podem agir como um indivíduo sem juízo.

Uma interpretação inadequada seria: “Os estudantes são dedicados, porque podem agir como um indivíduo sem juízo”.

Observe que houve mudança das informações originais. O texto afirma que, apesar de serem dedicados, em determinada situação (sob o stress), podem agir como um indivíduo sem controle.

Referências

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 25ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

KOCH, Igendore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2007.

PORTELLA, Marcelo. A arte de Interpretar Textos. Rio de Janeiro: Impetus, 2003.

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