Regência do verbo “assistir”

Vamos analisar a regência do verbo assistir. Você vai perceber que, a cada sentindo possível do referido verbo, existe uma possibilidade de construção. Abaixo, seguem as acepções do verbo assistir com as respectivas observações.

  1. Ver, estar presente

De acordo com a tradição gramatical, o verbo assistir nesta acepção é transitivo indireto. Neste sentido, o verbo assistir não pode ser complementado por lhe, apenas por a ele (e flexões).

Assistimos a alguns espetáculos.

Assistiu a elas com entusiasmo.

        Na norma coloquial, é comum o verbo assistir ser empregado como transitivo direto. No entanto, a norma-padrão não aceita essa construção. Então, se você fosse explicar a charge abaixo, teria de escrever algo assim: O homem não assiste ao Youtube, e não O homem não assiste o Youtube!

Disponível em: http://umvestibulando.files.wordpress.com/2013/01/cartum_info10_baixa.jpg?w=800. Acesso: 9 de set 2019.

Atenção: a voz passiva é construída com verbos transitivos diretos e verbos transitivos diretos e indiretos. Contudo, por um resquício de sua forma no latim, apesar de ser verbo transitivo indireto, o verbo assistir aceita voz passiva analítica: Os espetáculos foram assistidos por um público exigente.

2. Caber (direito, dever ou razão a alguém)

Nesta acepção, o verbo assistir é transitivo indireto, com possibilidade de uso do lhe.

Ao Senado Federal assiste a competência de julgar Presidente da República em crime de responsabilidade.

Não lhe assiste o direito de mentir.

3. Ajudar, prestar assistência

Nesta acepção, é transitivo direto ou transitivo indireto. O objeto pode ser substituído por o (e flexões) ou por lhe(s).

O enfermeiro assistiu a doente (assistiu-a).

O enfermeiro assistiu ao doente (assistiu-lhe).

4. Morar

Nesta acepção, é intransitivo. Logo, o termo que o complementa é adjunto adverbial. No exemplo abaixo, em Barcelona exerce essa função.

Os jogadores assistiam em Barcelona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *