Classes de palavras – parte 1

A partir de hoje, vou abordar características das classes de palavras. Assim, a cada semana, trarei informações sobre elas. Meu objetivo não é tratar de todos os temas relacionados às classes, mas apenas daqueles que podem favorecer a elaboração de textos.

Como você sabe, há 10 classes: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, pronome, verbo, preposição, conjunção e interjeição. As seis primeiras são variáveis; as quatro últimas invariáveis.

Costumo, no entanto, falar aos meus alunos que há uma 11ª classe de palavra: termos expletivos ou de realce. Essas palavras não integram nenhuma classe. Elas não exercem função morfossintática. Servem apenas para atribuir ênfase.

As gramáticas não apresentam as palavras expletivas como 11ª classe. Trago dessa maneira apenas com efeito didático, para que perceba que elas não têm função morfológica nem sintática e, assim, podem ser suprimidas da oração.

Há vários termos expletivos, mas os mais usuais são: é, que e é que. Por isso, irei me concentrar neles. Veja os exemplos:

A verdade é que trouxe alívio à família.

Eu acredito é na rapaziada.

Quanto que é a conta?

Nessas frases, os termos em destaque podem ser suprimidos, sem alteração morfológica, sintática e semântica, o que nos evidencia que todos são termos expletivos. Assim, pode-se escrever:

A verdade trouxe alívio à família.

Eu acredito na rapaziada.

Quanto é a conta?

Talvez você esteja pensando no motivo de uso dos termos expletivos. No primeiro enunciado, objetivou-se dar ênfase ao sujeito (a verdade); no segundo, ao objeto indireto (na rapaziada); no terceiro ao predicativo (quanto). Compare as frases sem os referidos termos àquelas com as palavras de realce.  

Nesse contexto, é importante você conhecer esses termos por dois motivos: a) utilizá-los como recurso de ênfase; b) suprimi-los se houver excesso de que ou é.

Agora, observe as frases seguintes:

A verdade é que você é inteligente.

A descoberta é que seremos recompensados.

Nessas sentenças, os termos é que não podem ser suprimidos sem que haja alteração: A verdade você é inteligente ou A descoberta seremos recompensados. Isso significa que possuem função morfológica, sintática e semântica; logo, não podem ser classificados como termos expletivos.

Na próxima semana, falarei de substantivo e das particularidades dessa classe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *