Como elaborar um bom texto jurídico

É claro que existem diversos gêneros textuais que podem ser elaborados dentro do contexto jurídico, isto é, podem ser criados contratos, decisões, despachos, petições, entre vários outros.

A maior parte, no entanto, dos textos jurídicos referem-se à tipologia argumentativa. Por isso, irei destacar cinco dicas que podem ajudar na elaboração de textos jurídicos argumentativos. 

  1. O primeiro aspecto a ser destacado diz respeito à organização do parágrafo. É imprescindível que o parágrafo não seja extenso. Por isso, sugiro a meus alunos que façam, em média, de dois a quatro períodos por parágrafo. É claro que isso não é regra fechada e acabada. No entanto, é um bom parâmetro.
  2. Decorrência lógica da dica anterior consiste na não construção de um parágrafo em um período apenas (seja longo seja curto). Todo parágrafo tem de conter um tópico frasal e dele surgirem ideias secundárias (isto é, exemplos e explicações). Assim, é interessante para o leitor ser, desde o início do parágrafo, direcionado quanto às informações. O uso de tópico frasal é fundamental para isso.
  3. Não se devem usar destaques em excesso. É importante que o leitor perceba a hierarquização das informações. Não pode haver uso de negrito, sublinhado, caixa-alta, cor de realce no texto (normalmente em amarelo), concomitantemente ou não. A ABNT e vários manuais recomendam o uso apenas do negrito para conferir destaque a palavra ou expressão. 
  4. Não é possível – exceto se se tratar de discurso ou de texto oral em tribunal do júri – o uso de frases exclamativas. A paixão, a emoção, não convence. Diferentemente, o uso de argumentos consistentes, concatenados e expostos de maneira clara e objetiva leva o leitor ao convencimento.
  5. O texto jurídico não requer linguagem rebuscada. Prefira, sempre, a linguagem acessível. Por que dizer “ergástulo” se é possível dizer “prisão”? Por que dizer “em juízo perfunctório” se é possível dizer “em juízo preliminar”. Não se pode confundir simplicidade com empobrecimento de estilo.     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *