Como utilizar a linguagem adequada em publicações das redes sociais

Este texto não objetiva dar dicas de marketing. A intenção dele é mostrar a você como a linguagem adequada pode melhorar suas publicações nas redes sociais. Por isso, vou apresentar algumas estratégias que podem ser seguidas e alguns erros que devem ser evitados.

  1. Capte seu leitor. Você há de concordar comigo que há muitas informações nas redes sociais. Por isso, para chamar a atenção de seu leitor, busque colocar, na primeira frase, o resumo de sua publicação, se for um grande texto. Caso seja uma publicação pequena, insira palavras que realmente indique a intenção de seu texto.
  2. Evite períodos extensos. Isso não é bom em nenhum texto, quanto mais na rede social, em que seu leitor pode simplesmente pular para uma foto da praia com alguém com pouca roupa. É preferível sempre que, ao escrever, os períodos sejam curtos. O que isso significa? Período com no máximo duas orações (dois verbos).
  3. Preze pela concisão. Por isso, ao apresentar a data e o horário de seu evento, não é necessário escrever “no dia”, basta a data em si. Em vez de “o evento ocorrerá no dia 10/7”, escreva “o evento ocorrerá em 10/7”. Nesse contexto, não use o zero à esquerda em datas e horários. Assim, em vez de “o evento ocorrerá em 07/07, às 07h15, escreva “o evento ocorrerá em 7/7, às 7h15”. Por fim, entre a data e o horário, há vírgula obrigatória.
  4. Tenha paralelismo. Se você usa a terceira pessoa em seus textos (ou seja, você, seu, o, a, lhe), fique atento aos verbos e pronomes. Eles devem acompanhar isso. Por outro lado, se você prefere a segunda pessoa (isto é, tu, te, teu), cuidado para seguir o paralelismo. Por isso, a frase Acesse a tua conta-corrente pelo teu celular está inadequada, já que o verbo acesse está no imperativo de terceira pessoa (na segunda seria acessa) e os pronomes estão em segunda.
  5. Tome cuidado com excesso de adjetivos. É claro que a rede social por ser sua nela cabe sua opinião. No entanto, o excesso de adjetivos torna o texto passional, o que muitas vezes traz prejuízo para a credibilidade da informação. Reflita também que o fato de determinado tema estar em sua rede social (em detrimento de outra) já evidencia um posicionamento. Por isso, o uso demasiado de adjetivos, muitas vezes, torna-se desnecessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *